quinta-feira, 12 de abril de 2012

MARÍLIA ATLÉTICO CLUBE - 70 ANOS!!!

Aos 12 de abril de 2.012, o nosso amado alviceleste Marília Atlético Clube comemora seu aniversário de 70 anos.


Um clube que registra em sua história alegrias e tristezas. Faz jus ao seu símbolo: o Tigre, pois é um animal adorado, todavia, marcado pela luta da sobrevivência.

É o alviceleste mais querido do interior. Poremos chamá-lo assim, pois é um clube bastante querido nesse Brasil afora. Na capital paulistana por exemplo, a vista de possuir um comunicador ilustre, Osmar Santos, trouxe o carisma junto com ele a simpatia dos demais torcedores. Jorginho Putinati que ganhou a admiração de muitos. Podemos dizer que o MAC é a Portuguesa do interior.

Devido as alterações impostas pela Lei Pelé, um clube do porte do Marília, para sua sobrevivência, requer cuidados e o bom entendimento desta lei.


A Lei Pelé segue as prerrogativas constitucionais da democracia, impondo, dentre elas, a busca da transparência no futebol.


Muito embora, nos bastidores de um clube de futebol, seja de pequeno, médio ou grande porte, a falta de ética nas suas relações ainda insiste permanecer. Verifica-se também que é usual por parte dos dirigentes jogarem a culpa na Lei Pelé e nas respectivas federações do insucesso do seu trabalho frente aquela entidade esportiva.


Vale mencionar que um clube de futebol pode ser empresa ou associação. As que são empresas, possuem um ou vários proprietários e, verifica-se, dentre eles, vários deslocamento de localidades. Já as associações ainda é o mais usual.


As associações são compostas por sócios, e dela, se forma os conselhos deliberativos e, por conseguinte, há eleição do órgão executivo, composto pelo presidente de diretoria, etc. Desta estrutura, é criada os departamentos administrativo e, principalmente, de futebol.


No Marília Atlético Clube, desde a década de 90, registra-se em sua história a falta de estrutura e democracia no quadro associativo e deliberativo, onde partir eleições de presidentes incapacitados dos quais jogaram o Marília em dívidas trabalhistas, tributárias e civis.


Em 2001, com a vinda da American Sport, o MAC ganhou força no futebol, voltou praticamente a estaca zero em suas dívidas, todavia, ficou no esquecimento a estrutura associativa, administrativa e deliberativa no clube. Enquanto o clube tem um departamento de futebol estruturado, com ótimos resultados em campo e disputando divisões de notoriedade NÃO PODEMOS DE FORMA ALGUMA esquecer essa estrutura, afinal, presidentes, investidores são passageiros, o clube é eterno.


Foi o que aconteceu com o MAC. No entanto, assistimos o esgotamento do ex-presidente José Roberto Duarte de Mayo e a volta do pior presidente da história do alviceleste, do qual me recuso a pronunciar seu nome, isto se justifica facilmente pelas divisões que disputou a frente do clube e na sua volta, não faltam motivos para intitular o mesmo adjetivo.


Nesse entrave, vimos o quanto o Estatuto Social do clube é frágil, deixando a cargo da justiça decidir sobre o caso.


Outro detalhe, a vaidade, o interesse próprio ou político e a busca da razão sob a crítica ao invés da solução tem que acabar em torno do Marília. O alviceleste é uma religião, há de prevalecer sim a democracia, porém, jamais em prol da agressão desse clube.


Mas, tudo nos evidencia que o Marília Atlético Clube retoma para o progresso. O departamento de futebol que estava desestruturado, agora mostra sua recomposição, com pessoas de Marília, transparentes e provando que futebol se toca com fornecimento de condições adequadas de trabalho e seriedade, como pagamento de salário em dia, estrutura de acomodações e viagens, etc.


Todavia, não podemos esquecer mais uma vez da estrutura estatuária, associativa e deliberativa que tem que passar por reformas drásticas. Após o fim deste campeonato (Paulista Série A3) isto tem que ser pensado, porque, o departamento de futebol vai bem, obrigado e tem que ser preservado.


Ademais, cabe a nós torcedores fazer nossa parte: comparecer em massa nos jogos no Abreuzão e, se puderem, comparecer nos jogos fora de casa.


Parabenizo pelo trabalho a cada um desse atual elenco e comissão técnica. O torcedor Maqueano estava com saudades de tal postura. Sucesso a vocês, pois, este sucesso será nosso também.



RAAAAÇA TIGRÃO, 70 ANOS COM EMOÇÃO, VOCÊ É NOSSA PAIXÃO!!!




CRISTIANO GONÇALVES (Crisão)

2 comentários:

Tiago disse...

Novo Hino do MAC !

Canção para o MAC:
Levando grandes emoções
De norte a sul de leste a oeste
És Marília Glorioso
Nosso querido alvi-celeste

(Refrão)
MAC MAC MAC
Bola nos és
é futebol de craque
MAC MAC MAC
tu és bom na defesa e no ataque

Exército de onze guerreiros
Que não conhecem o fracasso
Adversários quem enfrentas
É bola na rede e um abraço

Com vitórias e conquistas
Salve o Grande esquadrão
Leva em campo tua audácia
E as garras de um Tigrão

Este time atrevido
É festa na arquibancada
Toda torcida levanta
É gol de uma grande jogada

Faz vibrar o coração
De tanta felicidade
Elevas o nome do teu povo
Simbolo de amor e Liberdade

MAC MAC MAC
Bola nos pés
é futebol de craque
MAC MAC MAC
Tu és bom
Na defesa e no ataque.

Autor: Narciso Ventura --------------------------> Contato 9696-6662
"De um Maqueano Doente, para toda a Nação Maqueana"

Sonhando em ser o Novo Hino do Marília Atlético Clube, uma bela composição que descreve a força e grandeza do nosso querido MAC, opine aqui se você concorda com a ideia do novo Hino do Marília.

Fabio Alex Nascimento disse...

Marilia pra voltar a ser o mesmo clube tem que cair na real, nada de contratar jogadores caros mas jogadores que suam a camisa, pagar um salario nada alto, que PAGUE EM DIA, e reservar uma parte do dinheiro adquirido para pagar Bicho em todos os jogos que vencer o bicho é algo que faz o jogador correr em campo....suar...ao invez de jogadores caros que vem com seus salarios pré definidos, invistam em Bicho times como Oeste e outros pequenos fazem isso por isso estão onde estão, pode ser um jogador da quarta divisão disputando uma A2 ou A1 mas se tiver incentivo em todos os jogos o cara faz por onde vencer...planejamento !!É TRISTE VER A ATUAL SITUAÇÃO DO MAC....JOGADO AS TRAÇAS..